Notas biográficas

Reymundo (Francisco Raimundo) é músico, compositor e produtor.

Concluiu os Cursos Gerais de Piano e Composição do Conservatório Nacional e frequentou o Curso de Ciências Musicais na Universidade Nova de Lisboa.

Frequentou cursos livres de Acordeão, Concertina, Harmónio, e de Jazz, no Hot Club de Lisboa. Frequentou ainda cursos livres de guitarra portuguesa, violão, cavaquinho e viola braguesa.

Profissionalizou-se no Ensino da Música e exerceu a docência até 2005.

Tem colaborado com Grupos de Música Tradicional Portuguesa e com grupos de teatro amador e profissional.

Realiza concertos e animações a solo e com outros músicos, em todo o país e no estrangeiro.

Nos projectos musicais que concebe e dirige, interpreta temas em piano, acordeão, concertina e harmónio.

Tem desenvolvido projectos no âmbito da edição e da produção musical.
É autor de um Projecto de Investigação Aplicada com Variante Didáctica financiado pelo Ministério da Educação que contempla a recolha de canções tradicionais portuguesas e de outros países de língua portuguesa.
Fundou, em 2002, a F R A — Animação e Produções Artísticas.
Criou várias bandas sonoras para teatro e histórias infantis.
É autor, produtor e editor três cds de música instrumental com temas originais e arranjos de temas tradicionais portugueses –– “Ecos na Lusitânia”(2000)-“Brisas Lusas”(2004)-“Aromas” (2006).
Lançou, no final de 2009, a obra “Notas ilustradas – melodias para um natal”, em colaboração com Ilaria Bozzini, artista plástica italiana.
Continua a realizar pesquisas no âmbito da música tradicional, da world music e jazz, tendo em fase de preparação um novo livro sobre música tradicional portuguesa.

______________________________________________ 

Maria Figueiredo é licenciada em Línguas e Literaturas Modernas pela Faculdade de Letras da Universidade Clássica de Lisboa.

É formadora acreditada pela Universidade do Minho na área de projectos, e é docente de Língua Portuguesa desde 1984.

Ministrou Língua Portuguesa em cursos profissionais para adultos

Participou já em vários workshops de teatro e tem frequentado diversas acções de escrita criativa, animação de leitura e recursos multimédia.

Coordena Projectos no âmbito do Plano Nacional de Leitura, desde 2007.

É co-responsável pelo programa radiofónico “A Voz do Gualdim”, emitido pela Rádio Cidade Tomar e Rádio Hertz, desde 2008.

Tem premiados dois projectos pelo Instituto de Inovação Educacional, na área da Educação para os Media e desenvolve regularmente projectos, com crianças e jovens, no âmbito da leitura.

O seu gosto pela Poesia tem-na levado a colaborar na sua divulgação, quer em Bibliotecas Escolares, quer em espectáculos de Música e Poesia realizados em várias Bibliotecas Públicas e Auditórios por todo o país.

Colabora com Reymundo, desde 2004, seleccionando e apresentando poemas, em alguns dos seus projectos musicais.

Integra os projectos “Cumplicidades”, "Em Abril, poemas mil..." e “Pelo céu vai o Poeta” – projectos de divulgação da poesia lusófona, desde 2006.